Coordenador : Elaine Alves Santos Melo
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 389026.2201.338223.24022023
Departamento/Setor: GLC
Área Temática : Trabalho
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O projeto envolve sete docentes, lotados no Setor de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense. Esses docentes serão responsáveis por ministrar as aulas síncronas do projeto. À coordenadora caberá a função de orientar até dois bolsistas Proex que assistirão todas as aulas e conhecerão os pólos para poder construir as atividades das oficinas com materiais manipuláveis, os quais precisam ser passíveis de serem usados nas diversas salas de aula. O projeto atende ainda os alunos da FRM que receberão visitas em seus pólos.
Local de atuação: Instituto de Letras
Objetivo
1. Oferecer aos docentes em formação continuada conhecimentos que permitam (re)construir as suas práticas pedagógicas. 2. Estabelecer parceria entre o mundo acadêmico e a sociedade por meio da continuação de um trabalho iniciado em 2022, reconhecendo as necessidades de comunidades diversas no RJ. 3. Estimular a pesquisa de novas metodologias de ensino de Língua Portuguesa que concebam o aluno como centro do processo de aprendizagem. 4. Promover o diálogo acerca de uma área do magistério até certo ponto marginalizada: a Educação de Jovens e Adultos em salas de aula multisseriadas.
Resumo
Este projeto visa atuar na Formação continuada dos docentes vinculados à Fundação Roberto Marinho, os quais lecionam na Educação de Jovens e Adultos, nos pólos da Maré, Gamboa, Del Castilho e São Gonçalo, perfazendo o período letivo do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. O objetivo é levar aos professores dessa instituição uma série de oito aulas remotas síncronas e duas oficinas presenciais sobre como as distintas Teorias Linguísticas podem auxiliar no tratamento das dificuldades dos alunos que não perfizeram - por motivos alheios - o caminho prototípico dos estudantes brasileiros no processo de aprendizagem das habilidades de Língua Portuguesa prescritas pelos documentos norteadores oficiais. As oficinas serão oferecidas por alunos bolsistas que serão devidamente acompanhados ao longo de todo o projeto pela equipe docente. Esses alunos também visitarão os quatro pólos citados a fim de desenvolver junto às comunidades atividades vinculadas ao projeto. Tais ações serão realizadas a partir dos embasamentos teóricos trabalhados nas aulas síncronas e obrigatoriamente terão a Metodologia Ativa e o uso de materiais manipuláveis como fundamentos para a construção e exposição das atividades propostas. Nesse sentido, o projeto contempla o ensino, a extensão, pois atinge a comunidade externa à Universidade. Os seus resultados serão publicados em artigos científicos,em um livro, bem como disponibilizados no relatório técnico final.